Aviso de Privacidade

Bem-vindo ao TRATO! Para que você consiga utilizar nosso APP ou nosso site, precisamos tratar alguns de seus dados pessoais. E como sua privacidade e a proteção dos seus dados são assuntos que levamos muito a sério, elaboramos este Aviso especialmente para você. Aqui você vai encontrar informações sobre como seus dados pessoais são tratados e protegidos, quais são seus direitos e como exercê-los.  

Pedimos que leia atentamente!

1. PARA FACILITAR SUA LEITURA  

Para você compreender melhor este Aviso, segue a definição de alguns termos que você poderá encontrar ao longo do documento.  

Dado pessoal: é uma informação relacionada a uma pessoa física e que seja capaz de identificar a pessoa ou tornar possível a sua identificação (ex: nome, telefone, e-mail, etc).
Dado pessoal sensível: é uma informação sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa física.
Tratamento: É toda forma de uso que podemos fazer dos seus dados pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação.
Titular: É você, a pessoa física a quem os dados pessoais se referem.  

2. QUAIS DADOS NÓS COLETAMOS?  

Todos os dados coletados pelo TRATO estão relacionados ao fornecimento dos serviços e funcionalidades disponíveis em nossa plataforma. Nós dividimos os dados coletados nas seguintes categorias:  

Dados Cadastrais: Nome, CPF, Celular;
Dados Complementares: Data de Nascimento, e-mail, CNH, CEP, foto de perfil;
Dados Operacionais: Placa e tipo dos veículos;
Dados de Geolocalização: São coletados dados de geolocalização (GPS). A coleta pode ser feita em primeiro plano com o aplicativo aberto, ou em segundo plano com o aplicativo fechado;
Dados de Navegação: Coleta de informações de usabilidade do aplicativo (UXCam), modelo e versão do aparelho, reconhecimento de SMS para autenticação, de número celular para cadastro;

3. PARA QUAIS FINALIDADES NÓS TRATAMOS SEUS DADOS?  

Dados cadastrais: para identificar o usuário em nossa plataforma, possibilitar contato com o motorista e segmentação de perfis.  
Dados complementares: para identificar o usuário em nossa plataforma, possibilitar o contato com o motorista e segmentação de perfis.  
Dados Operacionais: para garantir a identidade e segurança do motorista em nossos terminais e execução dos serviços disponibilizados.  
Dados de Geolocalização: são utilizados para calcular a distância e o tempo de viagem de acordo com a posição inicial do usuário, para a realização dos agendamentos de carga e descarga. Após a realização do agendamento, coleta-se a localização do usuário em segundo plano e utiliza-se o Geofencing ao longo do trajeto para verificar se o usuário está em certos locais mapeados. Assim, pode-se prever atrasos e adiantamentos e reagendá-los quando necessário. Além disso, os dados de localização podem ser utilizados para fornecer ao usuário ofertas e promoções de parceiros de acordo com sua região.  
Dados de navegação: utilizados para melhorar a experiência do usuário, seja através de melhorias na interface do aplicativo ou auxiliando no preenchimento de determinadas informações de cadastro (SMS, celular).


4. COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS?

Compartilhamos e/ou usamos de forma compartilhada com alguns de nossos parceiros os seus dados pessoais para disponibilizar serviços e funcionalidades do TRATO. Além disso, para cumprir exigências da legislação, como normas da ANTT, podemos compartilhar informações a seu respeito com autoridades públicas.  

Por exemplo, utilizamos o software da Securiti para gerenciamento de consentimento. De forma semelhante, a empresa Take Blip nos auxilia com o serviço de suporte aos usuários, por meio de chatbot e atendimento humano integrado ao WhatsApp. Também compartilhamos seus dados com a Google, que é a empresa responsável por hospedar nosso site, e com a Pag Bem, cujos serviços utilizamos para fins de gestão de pagamento/reembolso de fretes.  

Para obter mais informações a respeito, você poderá fazer uma solicitação específica sobre o assunto, conforme explicado abaixo.

5. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?  

Em atendimento ao que determina as normas de proteção de dados pessoais no Brasil, o TRATO garante a você o pleno exercício dos seus direitos, sobre os quais falamos um pouco mais abaixo:  

Confirmação e acesso: confirmação sobre a existência de tratamento dos seus dados pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los;  
Correção: correção dos seus dados pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;  
Anonimização, bloqueio ou eliminação: (a) anonimização dos seus dados pessoais, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você; (b) o bloqueio dos seus dados pessoais, de forma que o tratamento de seus dados pessoais para certas finalidades será suspenso temporariamente; e (c) a eliminação dos seus dados pessoais, caso em que serão apagados sem possibilidade de reversão;  
Portabilidade: fornecimento dos seus dados pessoais em formato estruturado e interoperável (que opere/que se comunique com outro sistema) para que sejam transferidos para outra empresa, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios do TRATO;  
Informação sobre o compartilhamento: informação sobre quais são as entidades públicas e privadas com as quais nós compartilhamos ou utilizamos de forma compartilhada os seus dados pessoais;  
Informação sobre a possibilidade de não consentir: informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando este for solicitado pelo TRATO.  
Revogação do consentimento: caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus dados pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente à revogação.  
Oposição: a lei autoriza o tratamento de dados pessoais mesmo sem o seu consentimento. Nessas situações, caso haja algum descumprimento da legislação de nossa parte, você poderá apresentar oposição, solicitando a interrupção do tratamento.  

Esses direitos poderão ser exercidos diretamente por você, ou por alguém que o represente mediante apresentação de procuração. Para requisitar um dos direitos listados, basta acessar nosso Portal do Titular. É importante destacar que não será possível fazer a exclusão de dados pessoais que estejam relacionados à execução de contrato, à cumprimento de obrigação legal, ou outra base legal de tratamento de dados pessoais que não dependam de seu consentimento.

6. POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?  

Os seus dados pessoais serão armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, a não ser que haja outro motivo para a preservação dos dados em nossos sistemas, como, por exemplo, para o cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei.

7. COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?  

Nós temos o compromisso de adotar medidas rígidas de segurança da informação para evitar o vazamento e/ou acesso/uso indevido de seus dados pessoais. Dentre as medidas de segurança adotadas, podemos citar a implementação de controles de acesso a sistemas; a utilização de técnicas de criptografia; a realização periódica de testes de avaliação da segurança de nossos sistemas e redes, bem como a conscientização e treinamento dos nossos colaboradores sobre a importância e aplicação das melhores práticas de segurança da informação.

8. COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O TRATO?  

Em caso de dúvidas a respeito deste Aviso, ou caso queira fazer algum comentário a respeito, basta entrar em contato com a gente pelo e-mail dpo@trato.com.br Estamos à sua disposição!

9. ATUALIZAÇÃO DO AVISO DE PRIVACIDADE  

Este Aviso de Privacidade pode ser atualizado a qualquer momento para refletir as melhorias e mudanças realizadas em nossos serviços. Dessa forma, recomendamos que você visite esta página com frequência para ficar ciente sobre as atualizações realizadas.  

Data da última atualização: 05 de abril de 2022. Versão 2

Histórico de versões: versão 1 - 29 de março de 2021