Aviso de Privacidade

Nós do TRATO levamos muito a sério sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais. Em razão disso, elaboramos este documento especialmente para você. Aqui estão informações sobre como tratamos e protegemos seus dados pessoais, quais são seus direitos e como exercê-los.

Índice:

  1. PARA FACILITAR SUA LEITURA
  2. COMO COLETAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
  3. QUAIS TIPOS DE DADOS NÓS TRATAMOS?
  4. PARA QUAIS FINALIDADES NÓS TRATAMOS SEUS DADOS?
  5. COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS?
  6. DECISÕES BASEADAS EM TRATAMENTOS AUTOMATIZADOS
  7. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?
  8. POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?
  9. COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?
  10. COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O TRATO?
  11. ATUALIZAÇÃO DO AVISO DE PRIVACIDADE

1. PARA FACILITAR SUA LEITURA

Para você compreender melhor este Aviso, explicamos alguns termos que você poderá encontrar ao longo do documento:

  • Dado pessoal: é uma informação relacionada a uma pessoa física e que identifica ou torna possível a sua identificação (ex: nome, telefone, e-mail, número de documento, contato, etc.);
  • Tratamento: É toda forma de uso que podemos fazer dos seus dados pessoais, incluindo, mas não se limitando às seguintes atividades: coleta, armazenamento, consulta, uso, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, exclusão e avaliação;
  • Titular: É você, a pessoa física a quem os dados pessoais se referem.

2. COMO COLETAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Nós coletamos seus dados das seguintes maneiras:

  • Dados fornecidos diretamente por você: coletamos seus dados quando você preenche o cadastro básico para acessar o aplicativo Trato ou quando preenche o cadastro complementar para se habilitar como transportador autônomo de cargas da transportadora digital Trato, digitando os dados ou enviando a foto de seus documentos (CNH, CRLV, etc.);
  • Dados recebidos das Transportadoras: caso você, em algum momento, tenha vínculo com uma empresa transportadora de carga, podemos receber seus dados através do representante da transportadora, que faz seu cadastro para possibilitar o agendamento de suas viagens e descarregamentos nos pontos de carregamento e terminais;
  • Dados recebidos dos pontos de carregamento e terminais: podemos receber algumas informações dos pontos de carregamentos e terminais, como, por exemplo, seu histórico recente de viagens ou mesmo a existência de alguma restrição vinculada a você ou ao veículo que estiver dirigindo;
  • Dados coletados quando você utiliza nosso aplicativo: nós coletamos seus dados quando você interage conosco por meio do aplicativo, como, por exemplo, quando você compartilha seus dados de localização ou quando faz a reserva de um lote para carregamento;
  • Dados coletados quando você navega pelo nosso site: quando você acessa nosso site, coletamos informações de como você interage com nossa página, por exemplo, com uso de cookies;
  • Dados recebidos quando você entra em contato com a gente: coletamos quando houver contato conosco através de e-mail, whatsapp ou por meio do Portal do Titular.

3. QUAIS TIPOS DE DADOS PESSOAIS NÓS TRATAMOS?

  • Dados Cadastrais:Nome; CPF; Celular; login e senha (Truck-driver-ID Trato);
  • Dados Complementares:Data de Nascimento; e-mail; Imagem da CNH completa, número CNH; CEP; foto de perfil (opcional); nome da mãe; PIS; número de cartão Pagbem; histórico de viagens realizadas desde 2019;
  • DadosOperacionais: Placa e tipo dos veículos; RENAVAM; estado de emplacamento; Registro ANTT; quando autorizado no aplicativo, dados deGeolocalização (GPS), com aplicativo aberto ou em segundo plano; dados constantes em comprovantes PIX para produtividade dos motoristas, permitindo o adiantamento na fila mediante pagamento;
  • Dados sobre utilização do aplicativo:informações sobre a forma de utilização do aplicativo para desenvolver melhorias de software e correções de segurança: modelo e versão do aparelho usado, local de instalação, endereço MAC constante no aparelho.

4. PARA QUAIS FINALIDADES NÓS TRATAMOS SEUS DADOS?

Nós tratamos seus dados para finalidades diversas. Para sua melhor compreensão, dividimos as finalidades de acordo com as categorias de dados tratados:

  • Dados cadastrais: para identificar o usuário em nossa plataforma; possibilitar contato com o motorista tanto pelo Trato, quanto pelas transportadoras cadastradas; para prestarmos suporte ao usuário; para segmentação de perfis de usuário do aplicativo; para envio de novidades, informações e publicidade sobre o Trato e novos fretes e produtos disponíveis; para emitir a documentação obrigatória para o transporte de cargas (CT-E, MDF-e, CIOT, Ordem de carregamento, etc.).
  • Dados complementares: para identificar o usuário em nossa plataforma; para consulta sobre o motorista na gerenciadora de risco homologada pela seguradora, com o fim de possibilitar a contratação fretes; para facilitar a busca pelo motorista em nossa plataforma (em caso de homônimos); para disponibilização de histórico de viagens; para segmentação de perfis de usuários; e para direcionar ofertas de parceiros comerciais.
  • Dados Operacionais: para garantir a identidade do motorista, a segurança nos terminais; para gestão de agendamentos, como remarcação ou cancelamento, seja através da transportadora digital, ou de transportadores parceiros; para melhoria de produtividade dos motoristas, permitindo o adiantamento na fila mediante pagamento; além da execução dos serviços disponibilizados.
  • Dados de Geolocalização: são utilizados para calcular a distância e o tempo de viagem de acordo com a posição inicial do usuário, para a realização dos agendamentos de carga e descarga. Após a realização do agendamento, coleta-se a localização do usuário em segundo plano (caso autorizado no aplicativo) e mapeamos ao longo do trajeto para verificar se o usuário está em certos locais marcados. Assim, pode-se prever atrasos e adiantamentos e reagendá-los quando necessário. Além disso, os dados de localização podem ser utilizados para fornecer ao usuário ofertas de parceiros de acordo com sua região.
  • Dados de navegação: utilizados para melhorar a experiência do usuário, seja através de melhorias na interface do aplicativo ou auxiliando no preenchimento de determinadas informações de cadastro (SMS, celular) e também para o envio de publicidade de novos produtos e serviços disponíveis para a região do usuário.

5. COM QUEM COMPARTILHAMOS SEUS DADOS?

Compartilhamos e/ou usamos de forma compartilhada com alguns de nossos parceiros os seus dados pessoais para disponibilizar serviços e funcionalidades do TRATO.

  • Para organização da fila, compartilhamos o ID do usuário com os entrepostos e os pontos de descarga geridos pela VLi Multimodal;
  • Para avaliação e gestão de risco, os dados são compartilhados com a GUEP;
  • Com nosso sistema de gestão de transportes o TMS da KMM, com a Fernandes e Rodrigues (FR) quando envolver categorias multimodais de transportes e com a PagBem, para fins de gestão de pagamento/reembolso de fretes aos motoristas, emissão de conhecimento de transporte e de cargas.
  • As empresas Take Blip e SKEPS nos auxiliam com o serviço de suporte aos usuários, por meio de chatbot e atendimento humano integrado ao WhatsApp;
  • Nossa infraestrutura tecnológica está hospedada no Google Cloud Plataform, com uso de BigQuery, Analytics e produtos associados, sendo o Google um controlador conjunto dos dados;
  • Também usamos ferramentas da Microsoft para trabalharmos, como o Office 365 corporativo, ferramentas auxiliares e redes sociais para comunicação social (Facebook, Instagram);
  • Nosso time de desenvolvimento e segurança da informação também conta com apoio da Accenture do Brasil, que participa no desenvolvimento de nossas soluções e suporte técnico;
  • Com a ERPLAN, através da ferramenta Siclope, e com as Transportadoras parceiras para registros e comunicados de acidentes;
  • Utilizamos o software da Securiti.ai para gerir consentimentos sobre cookies em nossas páginas.

Além disso, para cumprir exigências da legislação, como normas da ANTT, podemos compartilhar informações a seu respeito com autoridades públicas.

Para obter mais informações a respeito, você poderá fazer uma solicitação específica sobre o assunto, conforme explicado abaixo.

5.1. TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS

Nossa infraestrutura tecnológica está hospedada no Google, com servidores no centro dos Estados Unidos (região de IOWA).

Alguns destes parceiros possuem datacenters (servidores) localizados em outros países, configurando transferência internacional de dados.

Outros serviços também são executados por fornecedores fora do Brasil, como as redes sociais do Meta (Facebook, Instagram e Whatsapp); nossa gestora de riscos, a GUEP e a PAGBEM também utilizam servidores localizados nos Estados Unidos.

6. DECISÕES BASEADAS EM TRATAMENTOS AUTOMATIZADOS

Ao consultar nossa Parceira GUEP para realização da gestão de Risco, o Trato recebe o resultado do sistema Score liberando a contratação do motorista, ou não liberando caso haja alguma pendência. Perante a LGPD, isto pode ser considerada uma decisão baseada em tratamento automatizado. Dessa forma, caso necessite revisar alguma decisão ou pendência, entre em contato conosco conforme descrito no tópico 8.

7. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?

  • Confirmação e acesso: confirmação sobre a existência de tratamento dos seus dados pessoais para que, em caso positivo, você possa acessá-los;
  • Correção: correção dos seus dados pessoais caso estes estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
  • Anonimização, bloqueio ou eliminação: (a) anonimização dos seus dados pessoais, de forma que eles não possam mais ser relacionados a você; (b) o bloqueio dos seus dados pessoais, de forma que o tratamento de seus dados pessoais para certas finalidades será suspenso temporariamente; e (c) a eliminação dos seus dados pessoais, caso em que serão apagados sem possibilidade de reversão;
  • Portabilidade: fornecimento dos seus dados pessoais em formato estruturado e interoperável (que opere/que se comunique com outro sistema) para que sejam transferidos para outra empresa, desde que essa transferência não viole a propriedade intelectual ou segredo de negócios do TRATO;
  • Informação sobre o compartilhamento: informação sobre quais são as entidades públicas e privadas com as quais nós compartilhamos ou utilizamos de forma compartilhada os seus dados pessoais;
  • Informação sobre a possibilidade de não consentir: informações claras e completas sobre a possibilidade e as consequências de não fornecer consentimento, quando este for solicitado pelo TRATO.
  • Revisão de decisão totalmente automatizada: o titular pode solicitar a revisão de decisão exclusivamente automatizada que afete seus interesses, incluídas as decisões destinadas a definir o seu perfil pessoal, profissional, de consumo e de crédito ou os aspectos de sua personalidade.
  • Revogação do consentimento: caso você tenha consentido com alguma finalidade de tratamento dos seus dados pessoais, você pode sempre optar por retirar o seu consentimento. No entanto, isso não afetará a legalidade de qualquer tratamento realizado anteriormente à revogação.
  • Oposição: a lei autoriza o tratamento de dados pessoais mesmo sem o seu consentimento. Nessas situações, caso haja algum descumprimento da legislação de nossa parte, você poderá apresentar oposição, solicitando a interrupção do tratamento.

Esses direitos poderão ser exercidos diretamente por você, ou por alguém que o represente mediante apresentação de procuração. Para isso, entre em contato conosco através do chatbot Trato (acesse aqui) ou pelo e-mail dpo@trato.com.br.

Não será possível fazer a exclusão de dados pessoais que estejam relacionados à execução de contrato, à cumprimento de obrigação legal, ou outra base legal de tratamento de dados pessoais que não dependam de seu consentimento, o que será analisado caso a caso.

8. POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?

Os seus dados pessoais serão armazenados somente pelo tempo que forem necessários para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, a não ser que haja outro motivo para a preservação dos dados em nossos sistemas, como, por exemplo, para o cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras permitidas sob a lei. Para obter mais informações a respeito, entre em contato com nosso time de privacidade, conforme explicado no tópico 10 abaixo.

9. COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

O Trato utiliza medidas técnicas e organizacionais apropriadas para proteger seus dados pessoais contra tratamento desautorizado ou ilegal e contra perda acidental, destruição ou danos.

Os dados pessoais são armazenados de maneira segura em equipamentos protegidos, e apenas um número limitado de pessoas tem acesso a tais equipamentos e apenas indivíduos com motivos legítimos terão acesso a seus dados pessoais.

10. COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O TRATO?

Em caso de dúvidas a respeito deste Aviso, ou caso queira fazer algum comentário, basta entrar em contato com nosso encarregado pela proteção de dados pessoais, a Base Legal Consultoria, que ficará feliz em atendê-lo. O contato deve ser feito através do e-mail: dpo@trato.com.br.  Estamos à sua disposição!

11. ATUALIZAÇÃO DO AVISO DE PRIVACIDADE

Este Aviso de Privacidade pode ser atualizado a qualquer momento para refletir as melhorias e mudanças realizadas em nossos serviços. Dessa forma, recomendamos que você visite esta página com frequência para ficar ciente sobre as atualizações realizadas.

Data da última atualização:
10 de janeiro de 2024.
Versão 6
Histórico de versões:
Versão 5 -
24 de fevereiro de 2022
Versão 4 - 04 de outubro de 2022
Versão 3 - 03 de agosto de 2022
Versão 2 - 05 de abril de 2022
Versão 1 - 29 de março de 2021